sábado, 26 de junho de 2010

Educação, Cultura e Universidade


Pois bem,

Não sou mais um universitário neste momento, pois me encontrei em um ponto onde a Faculdade que cursava não supria mais as necessidades que tenho enquanto estudante de música. São diversas as razões, dentre elas um curso de licenciatura no qual não tinha tanto interesse quanto ao curso de bacharelado. De fato, sabia da existência da licenciatura quando ingressei na faculdade, porém não esperava que esta fosse trabalhada de maneira a asfixiar o bacharelado. Problema meu, tudo bem. Agora, são diversos os relatos que tenho de colegas, amigos e conhecidos que ingressam na universidade esperando de fato ampliar horizontes, criar conhecimento ao invés de apenas absorvê-lo e vomitá-lo do mesmo jeito, repetindo tal qual um papagaio o faria, porém com um timbre mais agradável que o da ave.

Também é comum encontrar pessoas que ao se graduarem, ganham como conhecimento extra a arrogância intelectual. Por vezes penso que a pessoa pode mesmo ser arrogante, e agora que detém certo conhecimento, sua arrogância passa a ser bacharelada. Contudo, não raro, encontramos nos docentes comportamento bastante similar ao do bacharelando arrogante, ou ainda, um ar de "dono do mundo", onde eu mando e vocês obedecem, sendo que não há qualquer relação de reciprocidade aluno x professor. Como pode-se criar conhecimento em ambiente hostil? Como despertar no pobre aluno que se formou no Ensino Médio de um país de educação ineficiente a curiosidade pelo conhecimento, e assim torna-lo um ser humano questionador?

Difícil entender a cabeça dos docentes, que reclamam de seus pupilos, porém não interpretam o que lhes é enviado pelas pupilas.

Em faculdades de artes eu acho a coisa mais complicada. Além do conhecimento acadêmico, deve haver a inserção do indivíduo na cultura, sendo que as ferramentas utilizadas são sempre coercivas, ao invés de tentar-se criar uma solução que desperte interesse na criatura. (Tudo bem, esta já deveria ter o tal interesse, mas pensem no problema atual, não em um cenário utópico.)

Posso estar errado, claro. Isto é mais um desabafo contra alguns que sentam no próprio rabo e esquecem o que é ensinar.

Com professores de pensamento mesquinho, como formar alunos que pensam grande?

Não me comparo a Dalí, mas o cito: "Quem está apto a avaliar?"

E só de sacanagem: Quem sabe sabe, quem não sabe ensina.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

AQUI SE INICIAM AS INDAGAS DESTE LIVRO!!!

Não começarei indagando, no entanto, mas sim contando um breve resumo de nossas atividades.
Certa feita comentei com Hayashi que faria um blog para o Alucinógeno Dramático. Ele não apenas desaprovou a idéia como também deixou claro que seria uma coisa desinteressante e passageira. Fiz o blog mesmo assim. Como a idéia era não apenas divulgar o grupo mas também artistas e pensamentos sobre arte, convidei algumas pessoas para escrever no mesmo. Franelas, Neris, Z e... Hayashi. O japonês aceitou de bom grado, mas desconfiado. E o negócio pegou fogo.
O blog  abrigou vários autores e várias indagas. Virou de fato um fórum de discussões sérias e não sérias por um bom tempo (não vou abrir janelinha pra saber, depois eu coloco o tempo certo nos comentários). Até mesmo Akira Yamasaki, um veterano do MPA, acabou se tornando um dos autores. No final das contas, o Blog do AD ganhou um significado que ttranscendeu todos os grupos que o mantiam (todos os grupos: o próprio AD e o G.R.A.Ve!).
Há meses vinha eu ou ia eu pensando em um blog exclusivo, sem achar um nome certo para o mesmo. Conversei com Hayahsi e ele concordou que o blog não representava apenas o AD e o G.R.A.Ve. E o tempo passou sem ninguém tomar nenhuma previdencia.
Quando não, bela noite no bar do Didi/Chicão, numa conversa besta qualquer,  Nando Z deixa escapulir uma frase do tipo:
"Isto vai para o LIVRO DAS INDAGAS!"
Insight!
Puta que pariu, é o nome do blog que estamos procurando!

Propus a mudança do nome, os membros do kabrunco presentes (Eu, Sacha, Marrom, Nando e... Hayashi!) fizemos uma votação de araque e resolvermos mudar. Como eu tava sem internet, ninguém fez porra nenhuma e nem pagou minha conta telefonica. Destá, veados!

A idéia era mudar o nome do blog do AD, mas como muitas matérias dizem respeito ao grupo, achei melhor criar um novo blog e, aos poucos e se isto interessar, transferir algumas matérias de lá pra cá.

Então é isto, senhores. Bem vindos ao livro das indagas, mas não fiquem muito  à vontade.

Os autores do blog do AD permanecem, postando matérias sobre cultura e arte. Aqui também terá cultura e arte, mas a pegada será outra, ok?

O LIVRO DAS INDAGAS ESTÁ ABERTO!